Após a instalação de uma VM no Hyper-V 2008 será necessário a instalação do Hyper-V Integration Services. Esse pacote é semelhante ao VMWare Tools. Vou citar dois usos dos vários do serviço de integração; Fazer shutdown atravez do Virtual Machine Manager (VMM) e a instalação de drivers como as de placas de rede.
Acabo de converter uma máquina Windows Server 2003 R2 Standard fisica para uma virtual (Convert P2V) usando o System Center Virtual Machine Manager 2008. Apesar que a conversão deu o famoso error 12700 de memoria consegui ler o HD virtual e startar a VM atrves do Virtual Machine Manager, vou escrever sobre isso em um outro post.
Nesse ponto estava querendo parar (fazer Shutdown) a VM para saber porque nenhuma das placas de rede estavam funcionando, recebi o erro que ia resolver os dois problemas: não poder fazer shutdown através do gerenciador e não poder ler as placas de rede.
Olhando para o erro, a primeira coisa que veio na minha mente é verificar se os serviços está ativado no Virtual Machine Manager. Então verifiquei e tava ativado como na proxima imagem:
Bom como ta tudo ativado, voltei e tentei fazer o shutdown para “LER” a mensagem e lá tava “verifique que o serviço de integração está instalado e ativado”.
Então é uma coisa da própria VM. Ok agora voltei para o VMM e conectei à vm (usando desktop remoto não ia dar certo pois não irá dar as todas as opções da menu Ação (Action).
A próxima é obviamente clicar na última opção Inserir Disco do Setup dos Serviços de Integração. Isso faz com que uma imagem de um CD seja inserida (mesma técnica usada pela VMWare para a instalação do VMtools). No meu computador achamos a pasta adequada para a nossa arquitetura de processador.
Após a inclusão da instalação será necessária a reinicialização da VM. Após a reinicialização os drivers virtuais estarão instalados e as placas prontas para uso
Um comentário em “Hyper-V Serviços de Integração”