Área de trabalho remota no Windows 2003

Com Remote Desktop (Area de tabalho remota) em windows XP, Windows 2003, Vista, 2008, e Windows 7 voce pode acessar sessões de Windows em outros computadores. Em Windows 2000 Advanced este era chamado Terminal Services in Remote Administration Mode.
Neste tutorial vamos ver como iniciar Remote Desktop na forma Clássica (sentar localmente em frente do micro desejado) ou Remota usando o registro remoto. Este tutorial foi testado em Windows XP e 2003 server.

O que vamos fazer tecnicamente é abrir a porta do protocolo RDP. Isso é feito editando o registro ou via  interface gráfica posteriormente ilustrada.
Versão Clássica:
Clique com o botão direito na ícone Meu Computador e escolhe propriedades.

Irá abrir uma janela com uma aba cujo nome é remoto. Clique na opção Habilitar Área de Trabalho Remota:

Para dar permissão para acessar remotamente, clique no botão Selecionar Usuários Remotos (Select Remote Users). Isso ira abrir uma janela para adicionar ou remover os usuários.

Os usuários ou grupos aqui são os mesmos membros do grupo “Usuarios da area de trabalho remota” (Remote Desktop users). O grupo domain admins já é membro do grupo mencionado.  O usuário que está fazendo a configuração(que é membro do grupo administradores) tem automaticamente permissão para fazer acesso remoto.

Para adicionar ou remover membros do grupo basta abrir o gerenciador do computador ou digitando o comando compmgmt.msc e escolher grupos e usuários locais, grupos, e abrir o grupo usuários da área de trabalho remota(Remote Desktop Users).

Podemos também adicionar usuários mais rapidamente usando a linha de comando com o comando

net localgroup

o comando sem qualquer opção irá mostrar todos os grupos locais. Com isso podemos ver o nome do grupo desejado; “usuários da área de trabalho remota”. Então vamos adicionar um outro usuário, fora do administrador que já está membro, ao grupo.

net localgroup “usuários da área de trabalho remota” nome_do_usuário /add

não esqueça de usar as aspas pois o nome do grupo contem espaços.

Versão Remota (Usuário Avançados)

Nessa versão iremos usar o editor de registro do Windows. É sempre aconselhável fazer um backup do registro antes de alterar qualquer registro ou chave. Para saber como fazer backup do registro vê este link no site da Microsoft: http://support.microsoft.com/kb/322756

* é necessário ser membro do grupo administradores locais do computador remoto.

1. Execute o editor do registro: iniciar, executar, regedit

2. Clique no arquivo e escolhe “conectar registro da rede.”

obs. é necessário que o serviço de registro remoto seja iniciado no computador remoto.

3. Digite o nome do computador ou navegue no diretório do domínio para escolher um computador, em seguida clique ok. Irá aparecer como na figura

4- no registro remoto navegue à chave

HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server

Dentro da chave Terminal Server (aparece como uma pasta) procure o nome fDenyTSConnections (REG_DWORD). O valor “0” Zero, é para negar a conexão e o valor “1” é para habilitar a conexão. Clique com o botão direito e escolhe modificar como no gráfico abaixo;

Mude o valor de 1 para Zero

5- Clique ok duas vezes, e feche o editor do registro.

6- Reinicie o computador remoto usando o comando shutdown com o nome do computador remoto e a opção de reiniciar

shutdown -m \\nome_do_micro_remoto -r

Depois que o micro reiniciar conecte a ele usando ,iniciar, programas, acessórios, comunicação, Área de trabalho Remota. Podemos alternativamente digitar mstsc.exe no linha de comando.

7- Digite o nome ou endereço do computador remoto e quando for solicitado digite do teu usuário e a tua senha (use o usuário que você adicionou ao grupo “usuários área de trabalho remota” anteriormente).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s