Netdom RENAMECOMPUTER

Nas redes grandes ou nas que são geograficamente separadas, administração remota dos computadores é extremamente importante. Uma tarefa que pode ser feita remotamente pelo administrador é a alteração do nome de um computador com conta no domínio. O comando NETDOM tem vários usos administrativos.

* Antes de usar o netdom em windows XP e Windows Server 2003 , será necessária a instalação do programa. O netdom faz parte do pacote Support Tools que fica na pasta \SUPPORT\TOOLS

*No Windows 7 o netdom vem instalado por padrão

Vamos usar o netdom com a opção renamecomputer para mudar o nome de um computador remoto em um exemplo.

No segundo exemplo mostro com é tão fácil trocar o nome do computador local (o que está na sua frente).

Como sempre é melhor praticar em uma ambiente de teste antes de pôr em produção  e dar um impacto negativo. Uma boa ideia é ligar para o usuário e avisá-lo sobre a alteração. Com toda alteração de nome de conta de computador, uma reiniciada é necessária.

O netdom é muito fácil de usar e as opções (switches) são bem claras. Apos a instalação das ferramentas Support Tools, chamamos o netdom da linha de comando de qualquer lugar pois o path é atualizado durante a instalação.

Para ver todos os modos de netdom digite

netdom /?

o que importa para o nosso exemplo é o NETDOM RENAMECOMPUTER , o comando

netdom computername /?


O comando simplesmente altera o nome atual do computador para um nome “novo”. Explicarei as opções ou switches e em seguida vou mostrar alguns exemplos.

Muito cuidado dever ser tomado quando o computador é um servidor e principalmente um CA – Autoridade de Certificados. A alteração da nome do servidor CA impactaria diretamente o serviço e o serviço irá parar totalmente. O comando também NÃO deve ser usado com o servidor Active Directory.

machine é o nome NETBIOS do computador existente

/NewName é o novo nome do computador, não dever ultrapassar os 15 caracteres por padrão de nomes NETBIOS.

Com o comando podemos dar um aviso sobre a reinicialização do computador usando

/restart:número_de_segundos , assim o usuário pode salvar o seu trabalho antes que o computador é reiniciado. O valor por default é 30 segundos

podemos também forçar a reinicialização usando o switch

/force isso irá causar a reinicialização do computador automaticamente.

/UserD esse switch ou opção é obrigatório e é usado para autenticar o usuário que irá executar o comando. O /UserD é para usar uma conta com permissão administrativa no domínio. Caso o domínio não seja digitado, o domínio da conta do computador será usada.

/UserO esse switch é muito semelhante ao o anterior, caso não digitado, será usada a conta de usuário que está executando o comando.

/PasswordD é a senha do usuário quando é usado o switch /UserD . Se for usado o asterisco * , uma senha será requisitada ao executar o comando.

/PasswordO é a senha do usuário quando é usado o switch /UserO. Se for usado o asterisco * , uma senha será requisitada ao executar o comando.

No Windows7 foi adicionado mais uma opção que adiciona um nível de segurança. A opção é

/securepasswordprompt e é usada quando não mandamos a senha em texto e quando o campo de senha é um asterisco. vê o gráfico

 

Exemplo1 – Computador remoto:

netdom renamecomputer MICRO1 /newname:MICRO2 /userd:NOMEDODOMINIO\NOMEDOUSUARIO  /passwordd:*

Exemplo2 – Computador local:

Nesse caso o comando é um pouco mais curto pois já as credenciais suficientes para fazer essa tarefa(se você logou com uma conta não administrativa então faça logoff e depois login com uma conta que é membro do grupo administradores)

netdom renamecomputer nome_atual /newname:novo_nome.

———–Erros Possíveis——————————-

Erros possíveis são geralmente erros tipográficos ou de autenticação

1-Um erro possível é que o nome novo desejado está em uso. O erro aparece como está no gráfico

2- Se o nome do micro foi alterado você recebe o erro 53. O que da para entender a linha depois do erro “the network path was not found” que significa que o caminho na rede não foi encontrado. Vê a captura de tela

3- Erros também podem surgir se há pastas compartilhadas no computador com nome alterado. Também pode surgir um erro ao conectar em uma impressora conectada no tal computador se o compartilhamento foi feito usando o nome e não o IP do computador. Para evitar esse tipo de problema, avise o usuário sobre a alteração do computador.

Se tiver um erro não compreendível, poste o aqui.

última edição 28/10/2011

7 comentários em “Netdom RENAMECOMPUTER

  1. Olá!

    Mas se eu quero trocar via prompt o nome de um computador, localmente, que nao faça parte de um dominio e sim de um grupo de trabalho, com o netdom nao é possivel? Como é possivel?

    1. Olá Bruno, se o termo “localmente” for o micro onde voce está sentando então:
      netdom renamecomputer nome_atual /newname:novo_nome

      vai ser suficiente e vai usar as credenciais atuais, só dê uma resettada no micro ou servidor.

      1. Fala Rafael, isso vai tem que ser o trabalho do psexec e não o do netdom. Faça a sua lista de micros em um arquivo txt, chama este arquivo do psexec(mais detalhes no artigo psexec) que executa o comando netdom. Agora para trinta micros com nomes diferentes para nomes diferentes automaticamente e sem ser nomes aleatórios, eu não sei como fazer meu amigo. Se conseguir, comente aqui para ser útil para os outros colegas administradores de sistemas Microsoft. Boa sorte

  2. Eu consegui o contrario, tenho 30 micros com nomes diferentes,e altero o ip de cada um… minha dúvida seria fazer o contrario, eu ter 30 micros com 30 ips diferentes, e utilizar o ip como forma de identificar cada um, e realizar a alteração de nome…. mas ainda não consegui fazer funcionar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s